Baixinha, gorducha, dentuça e cinquentona

Quem diria que a dentuça mais querida dos gibis está completando 50 aninhos, Isso mesmo, Mônica, a personagem mais famosa de Mauricio de Sousa, completa 50 anos de criação no dia 3 de março. E não é só a idade da menina que está aumentando. Nesses 50 anos, a dentuça mais amada dos gibis conquista mais e mais fãs todos os dias, tanto crianças quanto adultos e idosos.  E assim como eu muitas pessoas aprenderam a ler com os gibis da Turma da Mônica, adorava quando minha mãe me levava ao medico pois sempre voltava com um gibi novinho.

A origem

A menina de vestidinho vermelho que não leva desaforo para casa apareceu pela primeira vez em 1963, em uma tira do Cebolinha publicada no jornal Folha de São Paulo. Na historinha, Cebolinha reclama com Mônica que ela está atrapalhando seu caminho. Mônica, então, não pensa duas vezes e dá uma coelhada no amigo. Essa foi a primeira aparição de Mônica e também a primeira coelhada da história. Mauricio se espirou em sua filha, que possui o mesmo nome que a personagem, Mônica foi conquistando o público a cada dia até “roubar a cena” de uma vez por todas. Foi em 1970 que a gorducha ganhou uma revista própria, com o título “Mônica e sua Turma”. \o/

expo-monica03

A Mônica “de verdade”, conta que no começo, não curtia muito ter servido como inspiração para a personagem. “Na pré-adolescência eu não gostava de ser a Mônica. Eu queria ser bonitinha, mas era baixinha, gordinha, dentuça. Depois eu assumi a personagem e amo ter sido a inspiradora dela”, explica ela atualmente.

monica-1-600x1260

A personagem representa uma menina forte, decidida e muito companheira. Falando em companheirismo, o coelho Sansão é o amigo mais fiel da dentucinha e a grande “arma” contra os meninos que a perturbam, principalmente o Cascão e o Cebolinha – é impossível contar nos dedos quantas coelhadas que Mônica já deu em seus amigos. Mauricio aproveitava para observar o comportamento da sua filha enquanto ela brincava com as irmãs. Quando sua irmã mais velha, Mariângela, cortou os cabelos de Mônica, acabou deixou diversos “caminhos-de-rato” em sua cabeça, usados pelo pai para conceber o cabelo em gomos da personagem, que lembram bananas.

monica_primeira-tira2-600x232

Com o passar dos anos o clássico ganhou uma versão mais jovem, a Turma da Mõnica  jovem \o/, ela não é umas das minhas favoritas mais acho bem interessante pois mexe um pouco com os problemas e  duvidas que os jovens tem!

34capa_mini

Previous Post Next Post

Também recomendamos