Curitiba

Curitiba é uma cidade linda, já ganhou vários prêmios, entre eles ser uma cidade bonita, com perspectiva de se viver bem, por ser a cidade mais limpa e entre outros. Curitiba tem parques lindos, e muitos parques, tem museus que contam a historia do estado e da cidade, que guardam memorais sobre o Holocausto e até museu construído por um grande nome da nossa arquitetura brasileira, Oscar Niemeyer. Curitiba é linda por ser Curitiba e esse foi um dos motivos que me levou a conhecer a cidade.

Fiz de Curitiba minha morada por 7 dias, nos quais fui a verdadeira turista, escolhi  a dedo os lugares que queria conhecer e foram tantos que achei que até iria faltar tempo, mas no fim foi tudo tranquilo e deu tempo de sobra para repetir os lugares favoritos!

A minha aventura para essa cidade tão falada foi no dia 11 de agosto, no primeiro dia conhecemos um pouco que estava a nossa volta, para que nos próximos dias pode-se ser mais tranquilo. Como falei Curitiba tem muitos parques, museus e até shoppings, cada praça que se passa tem um chafariz e todos funcionando lindamente. Curitiba não é uma cidade perfeita, alem de suas belezas naturais e seus pontos turísticos famosos, os moradores não são de muitos sorrisos, as ruas são bem limpas mas como em toda a cidade você pode se deparar com moradores de ruas (infelizmente isso é um problema em todas as cidades e devemos salientar que essa situação é de fato um problema nossa essa realidade existir),  tem problemas de segurança como toda cidade tem, mas mesmo assim me senti acolhida.

Para quem deseja fazer uma viagem sem gatar muito recomendo conhecer Curitiba, as coisas não são muio caras, da para sobreviver com uma grana razoável e se tiver disposição da para caminhar, isso ajuda a economizar com transporte.

Com um pouco de organização, conseguimos visitar 25  pontos turísticos, entre parques, museus, praças e tudo que Curitiba tinha a nos oferecer.

Shopping Estação e Museu Ferroviário

É uns dos shoppings de Curitiba e foi construído junto a antiga estação de trem, ele possui uma das maiores praças de alimentação e junto tem o Museu Ferroviário que conta um pouco dessa historia. Fica na Av. Sete de Setembro, 2775 - Rebouças, Curitiba, passa a linha turística mas se tiver em um hotel perto pode ir a pé. O Museu Ferroviário funciona de Terça a sábado: 10hs ás 18hs e Domingo 11 ás 19hs.

 

Mercado Municipal de Curitiba

O mercado é lindo, super organizado e tem uma variedade de produtos de deixar qual quer pessoa enlouquecida. Ele fica na Av. Sete de Setembro, 1865 - Centro, Curitiba, o ônibus turismo passa por ele e o seu funcionamento é domingo 07:00–13:00, segunda-feira 07:00–14:00 e Ter - Sáb 07:00–18:00.

 

Rua das Flores

A Rua das Flores é um charmoso espaço para pedestres no Centro de Curitiba. Tem muitas lojas, cafés, um bondinho e outras atrações. As flores são trocadas a cada estação do ano. Ela começa mais ou menos na Rua XV de Novembro, 310 - Centro, e não tem horário para funcionar pois é publica. não tenho fotos nela , pois fomos em um dia muito movimentado e sabe como é os centros kk.

 

Paço da Liberdade

Inaugurado em 24 de fevereiro de 1916, era a sede da antiga Prefeitura de Curitiba,com detalhes neoclássicos e desenhos art-nouveau, a construção é em alvenaria de tijolos com base em blocos de concreto e cantaria. É o único monumento do Paraná tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico. Hoje quem gerecia é o Sesc como uma casa cultural, tem uma café muito charmoso dentro dele! Localizado na Praça Generoso Marques - Centro (Setor Histórico), o funcionamento da unidade é 3ª a 6ª das 10h às 21h / Sábado das 10h às 18h e Domingo das 11h às 17h.

 

Bosque Alemão

Situado em uma área de fundo de vale  no Jardim Schaffer, local onde no final do século passado a família que deu nome ao bairro era responsável por uma leiteria famosa na região,  sendo assim o Prefeito Rafael Greca e da cidade de Curitiba homenageou  etnia que ali se estabeleceu no século 19, a partir de 1833. No meio do percurso, que conta a história de "João e Maria" dos irmãos Grimm através de painéis de azulejo, situa-se uma biblioteca denominada Casa da Bruxa. Rua Francisco Schaffer, s/n - Vista Alegre, Abre de  Seg a segunda-feira 08:00–20:00 e tem ponto da Linha Turismo.

 

Universidade Livre do Meio Ambiente

O Bosque Zaninelli foi criado a partir de uma área verde regenerada naturalmente após ter sido utilizada - desde 1947- para exploração de granito, o que originou um grande paredão de pedra e os lagos. Inaugurado com presença do pesquisador francês Jacques Ives Cousteau, tem como atração principal a Universidade Livre do Meio Ambiente. 110, Rua Victor Benato, 210 - Pilarzinho, Bosque – diariamente das 8:00 às 19:00 e tem ponto da linha turismo.

 

Parque São Lourenço

É um parque lindo no meio da cidade e conta com uma estrutura para caminhar, andar de bicicleta e ótimo para fazer piquenique. Uma dica, leve repelente vai precisar. Localizado na R. Mateus Leme, s/n - São Lourenço, abre Seg  a seg: 06:00–20:00 e tem ponto da linha turismo.

 

Ópera de Arame

A Ópera de Arame foi construída em estrutura tubular e teto de policarbonato transparente. O projeto é do arquiteto Domingos Bongestabs. Linda, não da vontade de sair e la. Fica localizada na R. João Gava, 874 - Abranches, fica aberta de Terça a domingo das 8h às 18h e tem ponto da Linha Turismo.

 

Parque Tanguá

Quando falei que Curitiba tinha parques lindos eu me referia a muitos, mas esse em especial foi um dos que eu amei, serio, esse parque é lindo em cada detalhe. Tanto que fomos duas vezes nele de tão lindo e agradavel. O parque é um antigo complexo de pedreiras desativadas, ele  preserva áreas verdes próximas à nascente do Rio Barigui, com araucárias, uma cascata e dois lagos. Gente lindo esse não pode faltar no roteiro. Ele fica localizado Rua Oswaldo Maciel, s/n - Pilarzinho, Horários: segunda á segunda: 08:00–19:00 e tem ponto da Linha Turismo.

 

Parque Tingui

A gente não permaneceu muito no parque pois ele é um parque mais para fazer exercício, mesmo contando com um museu ucraniano ele não é um parque muito turístico.  Ele fica entre as ruas Rua Fredolin Wolf e José Valle - São João, o Memorial Ucraniano funciona de terça a domingo das 10 às 18 horas, a loja de artesanato em anexo ao Memorial Ucraniano mantém o mesmo horário e o restante do parque fica aberto ininterruptamente. Tem ponto da linha turismo.

 

Feira do Largo da Ordem

Quando você resolver conhecer Curitiba reserve um domingo para visitar a  Feira de Arte e Artesanato Garibaldi, popularmente conhecida como "Feira do Largo da Ordem". Localizada no centro histórico de Curitiba, inicia na Rua São Francisco e termina na rua Doutor Kellers. A feira acontece aos domingos das 9:00 às 14:00 e oferece para seus visitantes os mais diversos tipos de artesanato (madeiras, tecidos, pedras, metais, fibras, sementes, gesso, cerâmica, etc...), além de pinturas em telas, música, teatro de rua.

 

Museu Paranaense

Como falei Curitiba é uma das poucas cidades que preserva a visitação em museus aos finais de semana.  Para quem quiser conhecer um pouco da historia do estado do Paraná pode visitar o Museu Paranaense localizada na R. Kellers, 289 - Alto São Francisco, Curitiba - PR, 80410-100, Brasil  e tem seu funcionamento de terça a sexta 09hs ao 18hs,  sábado e domingo 10:00–16:00 e as segunda-feira é fechado.

 

Memorial de Curitiba

É um espaço localizado R. Dr. Claudino dos Santos, 79 - São Francisco, no centro histórico e é um espaço  para exposições diversas. Seu funcionamento é de Terça a sexta 09hs ás 18hs, sábado e domingo 09hs ás 15hs e segunda-feira é fechado.

 

Torre Panorâmica

A torre tem a altura equivalente ao um prédio de 40 andares e é possível ter uma visão 360 graus da Cidade de Curitiba, é um passeio  curto mas que vale muito a pena de ser feito pela experiência. Fica localizado na Rua Professor Lycio Grein Castro Vellozo, 191 - Mercês,  seu horário de atendimento é  Terça a domingo: das 10h às 19h é tem um valor simbólico para a visitação de R$ 5,00 por pessoa, R$ 2,50 para crianças de 05 à 09 anos e idosos e crianças menores de 5 anos não pagam a entrada. Obs: A venda de ingressos é feita apenas até às 18h30.

 

Parque Barigui

O parque é parque de final de semana, para se sentar na grama, andar de bicicleta e levar as crianças para brincar. Tem alguns bares e lanchonetes e ainda com a visita das simpáticas capivaras que foi adotada como símbolo da Cidade. O parque fica localizado entre as Avenida Cândido Hartmann e  Av. Cândido Hartmann, e não tem horário pois é um dos poucos parques abertos.

 

Jardim Botânico de Curitiba

Um dos cartões postais da cidade famoso por sua estufa de vidro e sua beleza nos labirintos floridos, para mim um dos lugares mais bonitos e encantadores da cidade. É de se encantar por esse lugar. Fica localizado na R. Engo. Ostoja Roguski - Jardim Botânico e tem se funcionamento de segunda-feira a domingo das 06h00 às 20h00 e durante o horário de verão das 06h00 às 19h30. O Jardim das Sensações de terça-feira a sexta-feira, das 9h às 17h (podendo ser interrompida a visitação em caso de chuva ou condições climáticas adversas).

 

Bairro de Santa Felicidade

É um dos primeiras cidades de cultura Italiana em Curitiba, diria que é um pedacinho de Gramado em Curitiba para os gaúcho que moram no Paraná. O bairro conta com restaurantes diversos com comida Italiana e vinculas. A visita é apropriada para a hora do almoço.

 

Praça do Japão

A praça fica localizada na Av. Sete de Setembro, s/n no meio do bairro Água Verde. E é uma homenagem a imigração japonesa em Curitiba.

 

Passeio a Morretes

É um município litorânea de Curitiba, é bem pequeno mas de uma estrutura histórica, seu prato típico é o Barreado que vale muito a pena experimentar. A gente pegou um pacote para subir para Curitiba de trem no por do sol, claro que como Curitiba é Curitiba o dia não estava com o tempo aberto mas valeu muito a pena.

 

Museu do Holocausto de Curitiba

Alguns pessoas me criticaram em ir visitar esse museu, pois para quem não sabe o Museu é dedicado ao tema da perseguição aos judeus durante a Segunda Guerra Mundial. Mas é uma passeio que eu indico muito pois eles não estão ali para te chocar com números dos acontecimentos e sim para se refletir.  Ele é mantido pela Associação Israelita da cidade e a visita é gratuita. Você pode realizar tanto uma visita livre, durante a semana, ou guiada, aos domingo (ambas não são cobradas). Mas se você tiver sorte igual que a gente teve pode acompanhar a visita guiada de uma escola. O museu não abre aos sábado. Para visitar o museu é necessário realizar uma agendamento pelo site com dois dias de antecedência. Fica localizado na R. Cel. Agostinho Macedo, 248 - Bom Retiro.

 

Museu Oscar Niemeyer

Conhecido como Museu do Olho devido a sua estrutura que lembra um olho foi projetado Oscar Niemeyer. Fica localizado na R. Mal. Hermes, 999 - Centro Cívico, Curitiba, seu funcionamento é de Terça a domingo das 10h às 18h e os valores de entrada é R$ 16,00, R$ 8,00 (meia-entrada) e a venda de ingressos até 17h30.

 

Bosque João Paulo II

O Bosque foi inaugurado em dezembro de 1980, não só eternizou a passagem do Papa por Curitiba em junho de 1980 quando ele visitou a casa típica polonesa montada durante a solenidade no Estádio Couto Pereira, como presenteou a cidade com uma linda homenagem à colônia polonesa. Localizado na R. Euclides Bandeira - Centro Cívico, o Bosque é aberto todos os dias das 08 às 18 horas, porém o Memorial da Imigração Polonesa fecha nas segundas-feiras para conservação e limpeza.

 

PS: Uma recomendação que eu dou é marcar a visita do Museu do Holocausto de Curitiba, Museu Oscar Niemeyer e Bosque João Paulo II no mesmo dia, pois do Holocausto até o MON da para ir a pé bem de boa e do MON para o Bosque é um pulo pois tem uma trilha/entrada atras do museu, e se quiser economizar marque na quarta feira que a entrada do Oscar é de graça!

Passeio Público

É o mais antigo parque municipal de Curitiba, ele tem um mini zoológico  e um lago, fica localizado no meio do centro de Curitiba entre as Rua Carlos Cavalcanti  e  Av. João Gualberto  e Rua Presidente Faria, seu funcionamento é de Terça-feira a domingo, das 06 às 20 horas.

 

Bar do Alemão

Para muitos turistas que passam por Curitiba,  assim como nós, parar no Schwarzwald – Bar do Alemão, já é um passeio tão obrigatório quanto visitar o MON ou o Jardim Botânico. O objetivo é basicamente um: provar o Submarino, lendária bebida feita com chope Pilsen e uma dose de steinhäger cuja fama se espalhou bem longe da capital paranaense. Fica localizado Rua Dr. Claudino dos Santos, 63 – São Francisco,  aberto todos os dias das 11 às 2 horas.

 

Café do Viajante

Como vocês sabem sou louca por cafeterias, principalmente aquelas com decoração diferentonas. Amei esse lugar! A visita foi uma indicação de uma amiga que teve um pouco antes de mim na cidade. O cardápio é bem variado, a decoração é muito bonita e tá ficando bem famoso. O lugar é cheio de guias de viagem, pra se inspirar! Esse é o lugar que não pode faltar no seu roteiro. Fica localizado na R. Comendador Fontana, 229 - Centro Cívico e seu funcionamento é Segunda-feira: Fechado!, Terça a sexta: 12h às 20h e Sábados e Domingos: 14h às 20h. Agente foi em uma quarta feira a tarde por volta das 15hs, estava bem tranquilo, mas quando saímos já estava com um movimento maior.

 

Quer curtir mais fotos da viagem nosso álbum no Flickr Nerds na Estrada - Curitiba Lovers

Previous Post Next Post

Também recomendamos