Os Caminhos da Matriz – Cúria Metropolitana, o Memorial da Assembleia e o Arquivo Público do Estado

Para quem é de  Porto Alegre , já deve ter feito diversas caminhadas pelo centro e seus diversos pontos turísticos e históricos. E para quem ainda não sabe mas mora na cidade, temos por aqui diversos projetos que incentivam  o conhecimento da nossa historia e como cada lugar teve importância na construção, como o projeto Viva Centro a Pé e Os Caminhos da Matriz. Os dois projetos são gratuitos e só precisa ter muita disposição para caminhar. Além disso você conhece um lado da Porto Alegre que poucos conhecem, eu sou uma que pouco conheço da historia da minha cidade, por isso vou indicar para vocês o Blog do Ideia do Guri feito pelo Rodrigo Moraes, lá ele conta um pouco sobre Porto Alegre na sua visão.

Nesse sábado participamos dos Caminhos da Matriz no qual teve a  visita guia a três espaços que compõem o roteiro 2 de 2016: prédio da Cúria Metropolitana, o Memorial da Assembleia e o Arquivo Público do Estado.

Cúria Metropolitana

A moça que estava guiando falou tanta coisa sobre a Cúria Metropolitana que quase não me lembro de nada, mas posso dizer que a arquitetura é fantástica. Uma das coisas que me lembro que á A Cúria Metropolitana é a sede administrativa da Arquidiocese de Porto Alegre, que foi criada em 15 de agosto de 1910 pela bula Praedecessorum Nostrorum de Pio X.  E fica instalado em um importante prédio histórico da capital gaúcha, situado na rua do Espírito Santo 95, no centro da cidade. Fica na parte de trás da catedral! (ainda temos esperança de poder subir na cúpula).

oscaminhosdamatriz oscaminhosdamatriz1

O prédio da Cúria Metropolitana nasceu para abrigar o antigo Seminário Episcopal. Ordenado por Dom Sebastião Dias Laranjeira, o projeto foi do arquiteto francês Villain, e a pedra fundamental foi lançada em 1865. Com a morte de Villain pouco antes da conclusão do edifício, as obras foram continuadas pelo alemão Johann Grünewald, que alterou o desenho inicial dando-lhe arremates neogóticos, sendo terminadas em 1888. É um imponente edifício rodeado de um alto muralhão com um portal centralizado em forma de edícula clássica, e arrematado por uma balaustrada. Atravessando o portal se sobe por uma escadaria até o plano superior, onde se abre o pátio defronte ao prédio propriamente dito, com galerias laterais de um pavimento com aberturas em arco redondo. Há um projeto de revitalização da entra principal da Cúria Metropolitana e se tudo der certo vai ficar bem legal apos a revitalização.

oscaminhosdamatriz2 oscaminhosdamatriz3 oscaminhosdamatriz4 oscaminhosdamatriz5

Memorial da Assembleia

A segunda parte da caminhada segui o para  Memorial da Assembleia, onde fica guardado a historia do nosso governo do Rio Grande do Sul, o prédio já abrigou a assembleia legislativa, mas atualmente serve de Memorial da Assembleia , o passeio e a historia é legal, mas confesso que me senti um pouco entediada. A não ser pela pequena passarela de vidro a historia das mulheres em nosso governo aqui no sul, essas duas partes achei bem legal.

oscaminhosdamatriz6

Arquivo Público do Estado

E a terceira parte e última foi bem legal, que é o Arquivo Público do Estado RS que foi criado para guardar todos os documento que o estado do Rio Grande do Sul emitia. O Arquivo Público do Estado do Rio Grande do Sul é um órgão do Governo do Estado subordinado à Secretaria de Administração e Recursos Humanos (SARH), e está instalado em um prédio histórico, com três pavilhões, na cidade de Porto Alegre, sito à rua Riachuelo 1031. O primeiro prédio teve sua construção iniciada em 1910,com projeto do arquiteto francês Maurice Gras e execução de Affonso Hebert, então diretor da Seção de Obras Públicas. Sua primeira fase foi concluída em 5 de julho de 1912. Quando a moça falou que um prédio que parece mais um banque de guerra foi construindo em apenas dois anos, muitos questionamentos começaram, como isso é possível já que hoje em dia é bem mais difícil criar prédios com estruturas menores e mais frágeis em mais tempo . Essa parte da caminhada foi muito legal, pois como o prédio tem 3 andares e todos com o chão em ferro vazado, para quem tem medo de altura assim como eu foi muita emoção. oscaminhosdamatriz7

E a famosa Self do dia!

E claro não podia faltar a selfe do dia com todos reunidos!

oscaminhosdamatriz8

Previous Post Next Post

Também recomendamos