x-men-banner-elenco

X-Men: Dias de um Futuro Esquecido

No futuro, os mutantes são caçados impiedosamente pelos Sentinelas, gigantescos robôs criados por Bolívar Trask. Os poucos sobreviventes precisam viver escondidos, caso contrário serão também mortos. Entre eles estão o professor Charles Xavier, Magneto, Tempestade, Kitty Pryde e Wolverine, que buscam um meio de evitar que os mutantes sejam aniquilados.

O meio encontrado é enviar a consciência de Wolverine em uma viagem no tempo, rumo aos anos 1980. Lá ela ocupa o corpo do Wolverine da época, que procura os ainda jovens Xavier e Magneto para que, juntos impeçam que este futuro trágico para os mutantes se torne realidade.xmen1

 

Para quem ainda não sabe (mas acho que todos sabem) o filme foi baseado no HQ Dias de um Futuro Esquecido, do roteirista Chris Claremont e o desenhista John Byrne. O quadrinho que originou o filme é tido como o ápice do trabalho da dupla, responsável por tirar a HQ dos mutantes do limbo e transformá-la em uma das propriedades mais populares da Marvel.

Juntos, Claremont e Byrne criaram características aproveitadas por vários de seus antecessores, tanto nos quadrinhos quanto no cinema. Entre elas, o crescimento da importância de Wolverine no time (e sua rivalidade com Ciclope) e o surgimento da Fênix (cuja saga foi parcialmente adaptada em X-Men 3). Muito embora os elencos da HQ e do filme sejam parecidos, a forma como eles se unem (e como atuam em cada obra) é bem diferente.x-men-dofp-3

Se você ainda não viu o filme recomendo parar por aqui principalmente se ainda não leu o HQ.

No futuro devastado da HQ, apenas quatro X-Men estão vivos: Wolverine, Tempestade e o casal Colossus e Kitty Pryde - todos parte da formação que também atua no presente. Juntam-se a eles Magneto, como aliado (e em uma cadeira de rodas); Franklin Richards, filho dos falecidos Reed Richards e Sue Storm; e sua esposa, Rachel, cujos poderes telecinéticos são capazes de transportar a consciência de uma pessoa para o passado. Na cronologia do presente, além dos quatro mutantes citados no começodo parágrafo, também estão Noturno, Anjo e claro Charles Xavier. Do lado dos vilões, a principal antagonista é Mística, que comanda a nova Irmandade de Mutantes, composta por Avalanche, Pyro, Blob e Sina. Sentiu falta de alguém? Pois é, o Mestre do Magnetismo sequer dá as caras neste lado da saga. Isso sem falar no mentor do programa dos Sentinelas, Bolivar Trask, que recebe apenas algumas menções.BL5U3708.CR2

No filme, Franklin e Rachel são deixadosde lado; o papel da telepata é adaptado aos poderes de Kitty Pryde. De resto, são reaproveitados mutantes que já haviam aparecido em filmes anteriores: de X-Men 3, Wolverine, Tempestade, Colossus, Xavier, Magneto e Homem de Gelo (que, na HQ, é anunciado como morto na famosa capa de Uncanny X-Men #141). O longa ainda mostra um quarteto de mutantes que não estava presente no quadrinho, nem nos filmes anteriores: Bishop, Blink, Apache e Mancha Solar.

Na cronologia do presente, a principal diferença está no aproveitamento de personagens de X-Men: Primeira Classe: além de Magneto, Mística, Fera e até Mercúrio aparece nas telonas.

 

Opinião dos blogueiros:

Na minha opinião achei o filme muito bom, mesmo sabendo que há uma grande diferença entre os quadrinho e o cinema. Dessa vez minhas expectativas foram superadas em relação a trama, até porque olhei muito poucos trailers para não ter um aumento significante de ansiedade, assim não fui com tanta sede ao pote pois queria saber exatamente até onde os filmes poderia me surpreender.x-men-dofp-1

Mesmo achando que  faltou um pouco de ação, já que estamos a costumados a ter um filme que sempre explica a historia inicial e outro com sua continuação em grande explosão, Ficou muito bom. Após é comparação com leitura em outros blogs tenho que concordar que alguns pontos não fecham muito bem ou ficam um pouco contraditórios. Como os poderes recuperados por Magneto, como Wolverine ficou com cabelos grisalhos, como Kitty Pryde adquiriu novos poderes e por que os sentinelas precisam do DNA da Mistica já que quem possui o poder de capturar os poderes é a Vampira foram os que mais me chamaram atenção.

Tirando esses detalhes o filme está perfeito e promete muito para sua continuação com o um dos vilões mais legais de todos o Apocalipse (só para salientar na cena pós-credito é um menino e não uma menina).

Então corre para o cinema mais próximo e confira!

 

 

 

Previous Post Next Post

Também recomendamos