16/05/2026
Nerd da Hora»Insights»Rede adota escala 5×2 para atrair talentos

Rede adota escala 5×2 para atrair talentos

A rede de supermercados Santa Maria, que atua na região metropolitana, vai adotar a escala de trabalho 5×2 em suas lojas. A mudança começa em junho na unidade de Porto Alegre. Nas outras lojas, a nova jornada será implementada em julho.

A empresa tem atualmente 300 funcionários distribuídos em quatro lojas, localizadas na Capital, em Viamão e em Alvorada. Para fazer a alteração na jornada de trabalho, a rede precisará contratar cerca de 75 novos funcionários. De acordo com o proprietário, Thiago Freitas, uma folga será no final de semana e a outra no meio da semana.

“Será nosso diferencial para contratação. Com duas folgas na semana, queremos captar mais currículos e melhorar a qualificação dos candidatos”, explicou Freitas.

Além disso, a rede Santa Maria vai abrir uma nova loja em Viamão. O local ainda não foi divulgado. O investimento será de R$ 6 milhões, com projeto da MasterPlann. Esta será a quinta unidade da rede.

Projetos no Congresso

Atualmente, tramitam no Congresso Nacional projetos de lei que propõem proibir a escala 6×1 e reduzir a jornada semanal de trabalho de 44 para 40 horas. As propostas ainda não foram aprovadas. Empresas que já estão mudando suas escalas, como a Santa Maria, estão se antecipando a essas possíveis mudanças na legislação trabalhista.

Sobre o autor: Redacao Central

Equipe editorial unida na criação e revisão de conteúdos que conectam fatos, cultura e curiosidades.

Ver todos os posts →