Informações e atualidadesAo vivo
Notícias

Steam Machine de US$ 1.049: por que a Valve não subsidia o console?

Por Nerd da Hora · · 1 min de leitura
Steam Machine de US$ 1.049: por que a Valve não subsidia o console?
e)

O preço de US$ 1.049 do novo Steam Machine, anunciado nesta segunda-feira (22), causou surpresa na indústria. A Valve, diferentemente de Sony, Microsoft e Nintendo, não vende seu hardware com prejuízo para lucrar com a venda de jogos.

O engenheiro da Valve, Pierre-Loup Griffais, explicou que a empresa tenta se aproximar ao máximo do custo das peças. "O hardware da Valve é um programa autossustentável, não subsidiado pela venda de softwares", afirmou.

Segundo Griffais, reduzir o preço do console para ganhar na loja digital não é uma opção. Isso afastaria tanto os compradores do Steam Machine quanto os jogadores de PC.

O engenheiro também negou rumores de que o Steam Deck tenha sido subsidiado. Ele disse que a Valve sempre mantém os preços próximos ao custo dos componentes, com margens pequenas para mais ou para menos.

O valor elevado do Steam Machine se deve à escassez de hardware. A alta demanda por data centers de inteligência artificial aumentou o preço de memória RAM, armazenamento e outros componentes.

Como a Valve não usa subsídios, o console precisa ser autossustentável e gerar lucro para se pagar. A expectativa é que os preços caiam quando a escassez acabar, o que pode ocorrer a partir de 2028.

Compartilhar: WhatsApp Facebook X
Mais do Nerd da Hora