06/05/2026
Nerd da Hora»Notícias»Título irregular? Prazo para regularização termina às 18h

Título irregular? Prazo para regularização termina às 18h

Quem ainda não regularizou o título de eleitor tem até as 18h desta quarta-feira (6) para resolver pendências com a Justiça Eleitoral. Depois desse prazo, os eleitores em situação irregular podem ter o documento cancelado e ficar impedidos de votar nas eleições gerais marcadas para outubro.

A consulta da situação eleitoral pode ser feita gratuitamente pela internet em poucos minutos. Basta acessar o portal do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), entrar na área de consultas e verificar a situação do título usando o CPF.

Caso haja alguma pendência, o próprio sistema direciona o eleitor para o atendimento digital da Justiça Eleitoral. Por esse canal, é possível solicitar a regularização, atualizar informações e enviar documentos sem precisar comparecer presencialmente ao cartório eleitoral.

Para quem não tem acesso à internet ou enfrenta um problema mais complicado, o atendimento presencial em Campo Grande ocorre hoje no Museu da Imagem e do Som (MIS), localizado na Avenida Fernando Corrêa da Costa, no Centro da cidade.

Além de impedir a participação nas eleições, o título irregular também pode trazer restrições em outras áreas da vida civil. Entre elas estão dificuldades para tomar posse em cargo público, participar de concursos, renovar matrícula em universidade pública, emitir passaporte e comprovar a quitação eleitoral em procedimentos oficiais.

Neste ano, os brasileiros vão às urnas para escolher presidente da República, governadores, senadores, deputados federais e deputados estaduais. O primeiro turno está marcado para 4 de outubro. Caso haja necessidade, o segundo turno para presidente e governadores será realizado em 25 de outubro.

Sobre o autor: Redacao Central

Equipe editorial unida na criação e revisão de conteúdos que conectam fatos, cultura e curiosidades.

Ver todos os posts →