Processos podem forçar Sony a abrir PlayStation para rivais

Dois processos contra a Sony na Europa podem obrigar a empresa a abrir o ecossistema fechado do PlayStation. A medida permitiria a entrada de novas plataformas e lojas de vendas digitais nos consoles. Hoje, os jogadores só conseguem comprar jogos digitais nos aparelhos da Sony por meio da PlayStation Store.
No Reino Unido, a Sony é alvo de uma ação coletiva que a acusa de usar sua posição dominante na venda de conteúdo digital do PlayStation. O processo pede indenização de mais de £ 2 bilhões em nome de cerca de 12 milhões de clientes da marca. O julgamento foi concluído em maio, mas a decisão final ainda não saiu. O veredito deve ser anunciado pelo Competition Appeal Tribunal.
Na Holanda, o processo "Fair PlayStation" questiona a comissão de 30% cobrada nas vendas digitais da PlayStation Store. Os autores também criticam as regras que impedem editoras de colocar seus jogos em plataformas rivais dentro do console. Segundo eles, isso atrapalha a concorrência de preços e faz os jogadores pagarem mais caro.
Os casos ganharam força depois da declaração da advogada Magdalena Tulibacka. Em entrevista ao portal Marketplace em julho, ela afirmou que, se os processos tiverem sucesso, a Sony pode ser obrigada a pagar compensação financeira aos consumidores e a permitir que varejistas terceirizados vendam os jogos digitais do PlayStation.
CEO da Epic Games comenta sobre plataformas fechadas
A Epic Games também briga na Justiça por acesso aberto ao iOS da Apple. A empresa quer entrar no sistema da maçã em todo o mundo, mas até agora só conseguiu avançar em três regiões. Em julho, a Epic Games Store chegou ao iPhone no Brasil com Fortnite e outro jogo.
Os processos acusam a Apple de monopólio e práticas abusivas na App Store. O chefão da Epic, Tim Sweeney, diz que o caso dos consoles é diferente. Em coletiva de imprensa no fim de julho, ele afirmou que a Apple e o Google lucram muito com o hardware e por isso cobram taxas altas dos desenvolvedores. Já os consoles, segundo ele, são vendidos muitas vezes abaixo do custo real.
Sweeney disse que as fabricantes de consoles servem ao consumidor e são justas entre si. Por isso, a Epic não tem problemas com o modelo atual do PlayStation e do Xbox.
Fim das mídias físicas é uma faca de dois gumes para a Sony
O advogado Jelle Duijn, do escritório Milberg Amsterdam, afirmou ao Marketplace que o fim dos discos físicos do PlayStation em janeiro de 2028 pode dar à Sony controle total sobre os preços dos games. Segundo ele, a ausência de discos tira a última opção de compra e venda com preço competitivo.
“A ausência de discos significa nenhuma alternativa à PlayStation Store, então, a partir de 2028, a Sony sozinha decidirá quanto custa um jogo e até por quanto tempo você tem permissão para usá-lo”, disse Duijn.
A CFO da Sony, Lina Tao, já indicou que a empresa não vai voltar atrás na decisão de encerrar a produção de mídia física. "Entendemos os fãs, mas vamos em frente", afirmou em reunião com investidores.


